RESENHA: A garota que não se calou - Abi Daré

Melhor palavra para começar a falar desse livro: Livraço!

Vamos conhecer e acompanhar a trajetória de Adunni, uma nigeriana de 14 anos que perdeu a mae muito cedo, é afastada da escola para se casar com um homem bem mais velho para ser sua terceira esposa; isto obrigada pelo pai que precisa de ajuda financeira do homem em questão para seguir sustentando seus outros filhos.

Por esse resumo já é de se imaginar que a vida de Adunni não é nada fácil no auge dos seus 14 anos, ainda mais que o legado que sua mãe havia deixado para ela era da importância da educação para mudar a realidade em que viviam e que era fundamental para a construção de um futuro muito melhor.

Em paralelo a história de Adunni a autora ilustra cenários da Nigéria, como também a sua pobreza e o impacto disto para jovens meninas. Abi Daré consegue gerar fortes reflexões sobre trabalho doméstico, principalmente na infância e o abandono escolar

Confesso que é um pouco difícil acompanhar tudo isso através dos olhos de Adunni, o livro é narrado em primeira pessoa, sua fala inocente e sua sede de aprender e conhecer o mundo.

Sou fã da literatura nigeriana a algum tempo e a Abi já entrou para a lista dos meus autores aclamados. Admiro a fortaleza dos personagens, como eles questionam aspectos sociais e políticos do seu país ao passo que nos contam da cultura e característica dos lugares. Acho isso formidável!

Neste livro a autora não foge a essa premissa de autores nigerianos e traz uma história forte, comovente, cheio de determinação e que deixa o coração da gente cheio de esperança.

Por fim, gostaria de trazer a presença de alguns gatilhos no livro sobre abuso sexual e violência doméstica.

Abi Daré - Foto de divulgação.
Título Original:The Girl With The Louding Voice
Editora: Verus Editora
Páginas: 349
Ano: 2020
Compre aqui: Amazon

Veja também

0 comentários