7/193 DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO - SOMÁLIA
Nadifa Mohamed nasceu em Hargeisa, capital da Somália, em 1981, mas mora na Inglaterra desde os cinco anos de idade. O livro menino mamba-negra é um romance histórico baseado na história do seu próprio pai nas décadas de 1930 e 1940 no Iêmen, durante o período colonial e segunda Guerra Mundial.
Neste livro vamos acompanhar a jornada do menino Jama que vive em Áden no Iémen através do ponto de vista de sua filha. Jama ao perder a sua mãe e estar imerso numa vida de pobreza, solidão e sofrimento decide cruzar o mar vermelho em busca do seu pai na Somália. Nessa jornada Jama vai apresentar muita resiliência em meio aos obstáculos e necessidades que vão surgindo conforme vai cruzando vários países, conhecendo e perdendo pessoas em busca do seu objetivo final.
O perfil de escrita da autora é bastante descritivo e poético, e como pano de fundo da trajetória do Jama temos o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial e seus impactos para o continente africano.
Por fim, são muitos lugares e a tradução mantém muitas expressões em Somali o que atrasa um pouco a leitura, então mesmo com um glossário na revistinha em anexo para ajudar a leitura acaba travando um pouco. Apesar disto achei interessante a escrita da autora e principalmente foi um livro onde tive a oportunidade de conhecer um pouco do ambiente e contexto da África nesse período conturbado da história onde conhecemos detalhadamente pelo ponto de vista eurocêntrico.
0 comentários