6/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Miguel de Sousa Tavares é um famoso escritor e jornalista português que brilhantemente escreveu o clássico Equador, no qual a história se baseia nas pequenas Ilhas de São Tomé e Príncipe, motivo que explica a escolha do livro para o desafio leituras pelo mundo.
Segundo o escritor Laurentino Gomes as ilhas foram colônias de Portugal, ocupadas pelos portugueses em 1484 e passou a funcionar como escala obrigatória para os navios e rotas do tráfico negreiro além de grande produtora de açúcar.
Dessa forma Miguel de Sousa Tavares retrata nos livros os últimos anos da monarquia portuguesa quando Luís Bernardo é designado a se mudar para São Tomé como Governador geral a fim de provar para o cônsul inglês que visitará as ilhas a não existência de trabalho escravo no intuito de eliminar a concorrência dos produtores de cacau.
Porém a realidade do lugar é semelhante a qualquer país colonizado do período por Portugal: trabalho escravo, extração de recursos naturais e pouco investimento para os habitantes locais.
Com esta trama temos um romance histórico que vai nos levar a conhecer as ilhas e cultura do local e não menos importante nos envolve em todo o contexto histórico do período mesclados com histórias de amizade, amor e vingança.
Já adianto que é um calhamaço e a leitura não é fluída, demorei um pouco para concluir, mas sem dúvida vale muito a pena.
0 comentários