8/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – EGITO
Nawal El Saadawi é uma escritora e ativista feminista de origem egípcia que brilhantemente nos escreveu essa história que mescla ficção e história real.
El Saadawi se tornou referência para os movimentos feministas no Egito e no mundo árabe conforme falava sobre a situação da mulher como submissa e a opressão permanente a que estavam sujeitas.
Em A mulher com olhos de fogo vamos acompanhar relatos de Firdaus à autora enquanto vivia seus últimas dias numa prisão onde estava condenada a morte por enforcamento.
Através de uma narrativa impactante e triste vamos conhecer o passado de Firdaus desde a infância até o momento presente, inclusive os momentos de sofrimento e dor sempre causados por homens que passavam pela sua vida com o intuito de explorar e abusar
Por aí já fica claro que a leitura não é leve, mas sim forte e que consegue gerar muita reflexão sobre o papel da mulher hoje em sociedades que as veem como objetos e seres inferiores, mas principalmente a necessidade de vozes como Nawal El Saadawi nesses lugares para despertar o feminismo tão necessário e dar visibilidade a estes seres tão vulneráveis e oprimidos.
Por fim, leitura necessária. Super recomendo.
0 comentários