4/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – BIELORRUSSIA
Svetlana Aleksiévitch, renomada escritora e jornalista bielorrussa, vencedora prêmio Nobel de Literatura em 2015 é muito conhecida por uma escrita forte e sensível e é a escritora do nosso quarto livro do desafio leituras pelo mundo: A guerra não tem rosto de mulher.
O livro é um compilado de relatos fortes e histórias pouco contadas sobre a segunda Guerra. A partir de entrevistas com mulheres que atuaram bravamente no front contra a invasão alemã na União Soviética em diferentes cenários como soldados, sargentos, francoatiradoras, batedoras, pilotos e até atuantes na resistência, Svetlana Aleksiévitch conseguiu reunir essas histórias e nos passar uma visão clara, real, forte e muitas vezes dolorida das experiencias das mulheres na guerra.
Não é um livro fácil de se ler, as histórias acabam nos envolvendo... principalmente porque muitas vezes eram meninas ou mulheres muito jovens que manifestavam seu patriotismo se voluntariando e/ou fugindo de casa para se alistas.
Apesar de ser dolorido ler achei muito interessante e pertinente conhecer um pouco mais desse período sombrio da história pelo ponto de vista das mulheres, já que como bem sabemos a história foi muito contada pelos homens que muitas vezes colocaram as mulheres como coadjuvantes erroneamente.
“Fui ferida três vezes e tive três lesões. Na guerra, cada um sonhava com uma coisa: um com voltar pra casa, outro com chegar a Berlim, e eu só pensava em viver até o dia do meu aniversário, em completar 18 anos. Por algum motivo eu tinha medo de morrer antes, de não viver nem até os 18 anos.”
0 comentários