3/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – NIGÉRIA
A Chimamanda atualmente é uma das minhas autoras favoritas: forte, empoderada, feminista, ativista e de um talento para as palavras que não consigo descrever.
Acho que por isso que escolhi hibisco roxo, seu primeiro romance, para o terceiro livro do desafio leituras pelo mundo. Neste livro a história vai ser contada através dos olhos de Kambili, uma adolescente que cresce num ambiente privilegiado, cheio de regras e com fanatismo religioso em controvérsia a uma Nigeria passando por um golpe político, uma guerra civil.
A Nigeria foi colonizada pelos ingleses que impuseram a religião católica, a qual Eugene (pai de Kambili) segue fortemente e impõe a sua família também, dessa forma não se relaciona bem com seu pai que se mantem nas tradições Igbo, seguindo a religião e cultura africana.
Quando Kambili começa a questionar essas regras rígidas de seu pai muitos desdobramentos acontecem na história... mas vale a pena acompanhar sua trajetória de descoberta da sua personalidade, ancestralidade, impacto dessa herança colonial para o povo africano e muitos ambientes e tradições culturais da Nigeria.
Tem outros livros dela que li ou quero ler: Americanah Meio sol amarelo No seu pescoço Sejamos todos feministas Para educar crianças feministas Notas sobre o luto
0 comentários