2/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – GANA
Yaa Gyasi está sendo considerada um dos grandes nomes da literatura atual. Nascida em Gana e com um livro que retrata uma história forte e potente, seu livro de estreia é a minha escolha para o desafio leituras pelo mundo.
O livro conta a história de duas irmãs Effia e Esi nascidas em Gana quando era uma colônia britânica no século XVIII, mas que foram separadas e criadas em lugares e cenários diferentes.
Numa narrativa que perpassa pelas tribos africanas, comercio de pessoas para serem escravizadas no “Novo Mundo”, guerra de secessão, período abolicionista e pós escravidão até chegar aos dias atuais, Yaa nos mostra as marcas da escravidão e quão dolorida foi a diáspora africana através das histórias dessas irmãs ao longo de gerações.
Quando ambientada em Gana a autora nos apresenta sobre as guerras entre as aldeias por disputas de terra ou para vender os perdedores aos homens brancos para serem transportados nos “navios negreiros” e escravizados no outro lado do oceano Atlântico. Nos Estados Unidos conhecemos o cenário das plantações de algodão, fugas lutas abolicionistas, racismo e violência contra negros no período pós abolição.
Castelo de Cape Coast |
Por fim, o livro nos leva a percorrer a linhagem dessas irmãs sob a perspectiva escravidão x impacto para as gerações futuras e suas consequências, que foram se enraizando nas sociedades ate observarmos claramente nos dias atuais.
O caminho de casa já se tornou um dos preferidos de 2021.
0 comentários