1/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – PERU
Prêmio Nobel de Literatura em 2010, o memorável escritor peruano Mario Vargas Llosa foi a minha escolha para o primeiro livro do desafio leituras pelo mundo.
Em Travessuras da menina má o autor nos apresenta uma narrativa envolvente e viciante capaz de despertar no leitor um misto de sentimentos que vão de compaixão e identificação a raiva. Vamos conhecer os personagens complexos Ricardo e Lily: o primeiro, um menino apaixonado que sonha em viver em Paris, a segunda uma menina que está disposta a fazer de tudo para abandonas suas origens e “vencer” na vida. Ricardo com sua obsessão pela menina má e Lily com suas identidades variadas vão viver ao longo da narrativa histórias de amor e desamor.
Em paralelo a essa história de amor inconstante entre Ricardo e a menina má, Lhosa delineia um panorama de acontecimentos importantes na política e sociedade do Peru, Franca, Japão e Espanha desde os anos 50 aos anos 90. Ressalto nesse período as intensas descrições e críticas a respeito dos eventos ocorridos no Peru que vão desde a ditadura de caráter populista em 1948, a república democrática com Terry onde houve aumento das desigualdades econômicas e crescimento dos movimentos sociais de 63 a 68, golpe militar com uma linha mais conservadora e liberalismo econômico até a Assembleia constituinte em 78 com a volta de Terry através de novas eleições.
Por fim, destaca-se ao longo do livro a qualidade da escrita do autor e a brilhante apresentação de um romance de característica geográfica, mesclada com uma história de amor complicada e capaz de prender o leitor.
Iniciando o desafio com o pé direito e já na expectativa das próximas histórias.
0 comentários