15 de mai. de 2022

México: Riviera Maya, Playa del Carmen, Tulum, Cancun - O que fazer?

5ª Avenida - Playa del Carmen - México

A Riviera Maya é um trecho do litoral do Caribe na Península de Yucatan, no México. Passei 15 dias viajando pela Riviera e vou compartilhar abaixo minhas dicas, roteiros, hospedagem e passeios.

Mapa de atrações e cidades visitadas

Dicas gerais

Já chegar com os passeios reservados, inclusive há algumas agências brasileiras que podem auxiliar na reserva com parte ou totalidade do pagamento em real.

Levar protetor solar biodegradável, em alguns cenotes/parques só é permitido a utilização destes devido a proteção da vida marinha.

Levar equipamentos de Snorkel e sapatilha aquática. Em algumas atividades dos passeios o conjunto para snorkeling está incluso e em outras há a opção de alugar.

Cenotes

Playa del Carmen - 4 dias

Situada a cerca de 60km de Cancun ou a uma hora de viagem, Playa foi a cidade que mais me encantou. Escolhemos como o primeiro destino da viagem porque é a cidade mais próxima de muitos passeios e queríamos deixar Cancun para os últimos dias para descansar no resort.

Do aeroporto de Cancun até Playa reservamos um transfer porque o voo chegou umas 19 horas da noite e ficamos com receio de ter que viajar sem conhecer o país, mas adianto para vocês que o transfer não era tão necessário. Há muitos ônibus que se deslocam entre Playa, Tulum e Cancun o tempo inteiro. Simples, fácil e barato.

Dia 1 -Cozumel

El Cielito - Cozumel

Dia 2 - Parque Xcaret

Dia 3- Dia livre

Gosto sempre de deixar um dia livre para aproveitar a cidade/lugar de maneira mais leve, sem passeios com horários fixos e determinados.

Uma parada obrigatória em Playa del Carmen é a 5ª Avenida. Conhecida pela avenida onde tudo acontece na cidade, já que estão nela os principais bares e restaurantes, lojinhas de lembrancinhas e lojas no geral.

É a noite, longe do calor diurno, que a 5ª Avenida atrai mais os turistas. Com diversas opções para jantar também estão nela as casas de show, dentre elas a mais famosa: a Cocobongo. Deixamos para ir a Coco Bongo de Cancun, mas depois vi que são iguais.. e a de Playa é mais barata, então #ficaadica!

Para a noite recomendo fortemente a Señor Frogs. Restaurante/bar super divertido. Já adianto que a comida é muito boa e há Playa e em Cancun

Señor Frogs

Paralela a 5ª Avenida está o mar, possibilitando uma caminhada agradável no final do dia, ou caso você queira, aproveitar a praia também!

Dia 4 - Xplor

No dia seguinte viajamos para Tulum pegando o ônibus na ADO custando cerca de 110 pesos mexicanos ou R$26,00.

Tulum - 3 dias

Localizada cerca de 130 km de Cancún e 64 km de Playa del Carmen, Tulum está se tornando cada vez mais uma das cidades essenciais de destino na Riviera Maya.

Madre Naturaleza

Tem uma zona hoteleira com hotéis e resorts só que bem menos movimentada e badalada que Cancún. Outro atrativo da cidade está nos cenotes muito bonitos e na Zona arqueológica cheia de histórias para apresentar.

A cidade é organizada e oferece praias públicas para os turistas que estiverem mais distantes da zona hoteleira a beira mar. Porém é um destino muito caro, muito mesmo!

Diferente de Playa del Carmen não é possível fazer tudo caminhando e táxi é absurdamente overpriced. O método mais acessível para deslocamento na cidade é por meio de bicicletas que ficam disponíveis para aluguel em vários pontos custando cerca de 150 pesos a diária.

Em Tulum também tem um centrinho, o Hotel Azulik ( super instagramável) para visita e a Madre Naturaleza (escultura de madeira) que valem a pena incluir no roteiro.

Dia 1 - Playa Paraíso

Não muito distante da Zona Arqueológica de Tulum, a Playa Paraíso é uma das praias mais famosas da cidade.

Semelhante a Cancun a parte beira mar da cidade é dominada pela Zona Hoteleira e suas praias privativas, dessa forma a Playa Paraíso é a mais indicada para os turistas conhecerem por ser pública, limpa, com infra estrutura de bares e beach clubes e muito bonita!

Playa Paraíso

- Ruínas de Tulum

Ruínas de Tulum

Dia 2 - Bacalar

Laguna Bacalar

Dia 3 - - Chichen Itzá

Chichen Itzá

No dia seguinte viajamos para Cancun pegando o ônibus na ADO custando cerca de 200 pesos mexicanos ou aproximadamente R$50,00.

Cancun - 4 dias

Para Cancun deixamos 3 dias livres para aproveitar o Resort e separamos um dia para conhecer Isla Mujeres.

Dia 1 - Isla Mujeres

Playa Norte

Resort Riu

O Resort Riu foi a minha única experiência com Resorts all inclusive em Cancun, mas o que posso falar é que a estrutura/organização é excelente, as comidas/bebidas muito boas e eu não senti falta de nada!

Resort Riu

A rede tem três Hotéis só em Cancun, escolhi o Riu Cancun e recomendo.

Além de todo o suporte para a praia e as piscinas com borda infinita eles oferecem atrações/shows como lazer a noite para os hospedes que não queiram sair do resort. Entretanto, caso sair seja uma opção, há ponto de ônibus na frente do hotel e também é possível caminhar até alguns destinos interessantes.

Playa Caracol

Há algumas praias públicas muito famosas em Cancun como Playa Tortugas, Playa Delfines e Playa Langosta, que se mostram uma boa opção para quem estiver hospedado longe da Zona Hoteleira e dos Resorts. Outras opções na cidade são o La Isla, um shopping a céu aberto e a noite bastante badalada com a Coco Bongo.

La Isla

A Coco Bongo é uma casa de show mesclada com Boate. A bebida está inclusa na entrada juntamente com um snack de hamburguer. Ao longo da noite vamos vendo algumas apresentações e covers ou temos um DJ com músicas internacionais estilo balada.

Coco Bongo

Nenhum comentário:

Postar um comentário