11/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – MÉXICO

Como água para chocolate é uma expressão mexicana bastante conhecida devido ao modo de preparo do chocolate quente no México: é preparado com água muito quente quase fervendo, no lugar do leite.
A expressão significa "estar fervendo de raiva" - ou de alguma outra emoção forte, como o amor.
Essa expressão traduz em poucas palavras o livro, em Como água para chocolate a autora vai nos apresentar dois jovens, Tita e Pedro, que não podem viver sua intensa paixão por causa da mãe de Tita, mão Elena.
Ao longo do livro vamos acompanhar toda a história de Tita, desde a infância até o fim da vida, através de suas receitas e suas emoções vividas na maior parte do tempo na cozinha da casa da família.
Ao proibir o casamento com Pedro por seguir uma tradição antiga, na qual a última filha tem por obrigação de cuidar da mãe até a morte, mãe Elena tenta mudar todo o rumo da vida de duas pessoas muito apaixonadas.
Muitas reviravoltas e surpresas vão acontecendo na vida da família e dos dois apaixonados que conseguem surpreender em meio ao realismo fantástico usado para escrever o livro, traço da literatura latina no século XX.
Ao narrar a história de Tita, Laura Esquivel nos apresenta deliciosas receitas mexicanas com modo de preparo que são mesclados com as histórias e situações vividas pelos personagens, foi esses traços sinestésicos que misturam sabor, aroma e emoção que fez com que eu amasse o livro e trouxesse para o desafio do México.
Fiz a leitura em espanhol e vejo como uma excelente dica de leitura para quem está estudando a língua. Leitura fluida e com bastante vocabulário para agregar.
0 comentários