12/193 – DESAFIO LEITURAS PELO MUNDO – RÚSSIA

Queria muito trazer a Rússia para o desafio, mas sem citar os clássicos russos dos autores mais aclamados como Dostoiévski, Tolstói e Turguêniev. Fiquei muito contente quando fui apresentada a Liudmila e o livro Meninas, publicado pera Editora 34 tradução do Irineu Franco.
Liudmila Ulítskaia, renomada escritora contista russa, vencedora do prêmio prestigioso Prêmio Estatal Austríaco de Literatura Europeia em 2014 é muito conhecida por uma escrita forte e sensível e é considerada uma das principais escritoras russas dos tempos atuais.
O livro é composto por seis contos que retratam o dia a dia de meninas de 9 a 11 anos de diferentes espectros sociais e que de alguma forma dialogam entre si. Contextualizado na União Soviética no período pós-guerra próximo a morte de Stallin, a autora mostra nos contos o cotidiano dessas meninas, a auto descoberta, a descoberta do sexo oposto, o impacto da guerra para as famílias, as diferenças sociais e econômicas. Porém, diferente de outros livros deste período histórico ela faz questão de retratar a vida das pessoas e não os acontecimentos decorrentes da guerra em si.
Ao longo dos contos as protagonistas vão reaparecendo, o que não faz deste livro um livro de contos isolados, e nos permite acompanhá-las em diferentes contextos. Outra característica interessante é a representação de costumes culturais nos contos, por exemplo, quando as meninas enterram coisas para o futuro. O meu conto favorito chama “filhas de outro”, pois apesar de ser contado através do olhar infantil como os demais, traz um peso mais doloroso sobre o impacto da guerra no psicológico das famílias e na vida de duas irmãs: Gayané e Viktória.
Não sei se porque não estou muito acostumada com a escrita russa, mas não achei um livro fácil de se ler, entretanto achei que foi uma escolha boa para começar o universo dos livros russos já que as histórias acabam nos envolvendo. Outro ponto que contribuiu para a compreensão da leitura é as notas de rodapé do tradutor, sem dúvida melhoram o entendimento da leitura.![]() |
Liudmila Ulítskaia |
0 comentários