A Argentina é um país localizado na América do Sul, com uma população de mais de 45 milhões de pessoas. Sua capital é Buenos Aires, que é também a cidade mais populosa do país.
A Argentina é um país com uma rica história, cultura e belezas naturais. É conhecida por sua música e dança, como o tango, e por suas artes visuais, literatura e cinema. Também é famosa por sua gastronomia, com pratos típicos como o asado, uma carne assada na brasa, e a empanada, uma espécie de esfirra recheada.
Buenos Aires sem dúvida é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros. No entanto Argentina é um país diverso com outros pontos turísticos, que incluem as Cataratas do Iguaçu, a cidade de Bariloche, a região vinícola de Mendoza e as montanhas e geleiras na Patagônia Argentina.
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar a Argentina depende do que você deseja fazer e ver no país. É importante pesquisar as condições climáticas da região que você pretende visitar antes de planejar sua viagem.
O que fazer na Argentina?
Se você planeja visitar outras cidades do norte da Argentina, como Buenos Aires, a melhor época é durante o outono (março a maio) ou primavera (setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes.
Para visitar a região dos vinhos em Mendoza, a melhor época é durante a colheita da uva, que ocorre de fevereiro a abril. Nesse período, há muitos eventos e festivais relacionados ao vinho e os vinhedos estão cheios de vida.
Para visitar a Patagônia Argentina, a melhor época é durante o verão (dezembro a fevereiro), quando as temperaturas são mais agradáveis e as atividades ao ar livre são mais acessíveis.
Buenos Aires
Localizada na costa leste da América do Sul, às margens do Rio da Prata, a cidade de Buenos Aires oferece muitas opções de entretenimento e lazer. Há muitos museus, galerias de arte, teatros, cinemas e espaços culturais.
A cidade tem muitos pontos turísticos interessantes, como o famoso cemitério da Recoleta, onde está sepultada a ex-primeira-dama Eva Perón, a Casa Rosada, a Plaza de Mayo, o Obelisco, o Teatro Colón e o bairro de San Telmo, com suas ruas de paralelepípedos e edifícios antigos. Além disso, Buenos Aires é conhecida como a cidade do tango, com muitos lugares onde se pode ouvir e dançar o ritmo característico a um preço bem acessível.
Buenos Aires: Roteiro 4 dias
Dia 1: Museu Bicentenário, Casa Rosada, Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Café Tortoni, Obelisco de Buenos Aires, Calle Florida e Gallerias Pacífico
Dia 2: Cemitério da Recoleta, Museo Nacional de Belas artes, Floraris Generica, Arcos del Rosedal, Museo de Arte Latinoamericano, Paseo El Rosedal e Jardin Japonés
Dia 3: Passeio para Tigre, Ecoparque Buenos Aires, Jardin Botánico
Dia 4: Feirinha de San Telmo, El Caminito e La boobonera e El Ateneo Grand Splendid
Dia 1
Casa Rosada - Plaza de Mayo |
Pela manhã aproveitei para comprar um chip de celular, buscar uma Western Union para sacar dinheiro e descansar um pouco da viagem.
Pela tarde consegui conhecer tudo caminhando! Foi ótimo para sentir o clima da cidade, me localizar nas ruas e interagir com as pessoas.
Saindo do hotel na Recoleta fui caminhando até a Plaza de Mayo, uma praça histórica localizada no centro da cidade que foi o cenário de muitos eventos políticos, sociais e culturais ao longo da história argentina.
Na Plaza de Mayo também está a Casa Rosada, sede do governo argentino, o museu Bicentenário e a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
Caminhando mais um pouco conseguimos chegar ao Obelisco, me arrisco a dizer que o monumento histórico mais famoso e fotografado da cidade. No fim da tarde para tomar um café fui a Café Tortoni.
Café Tortoni |
É um café histórico fundado em 1958 que serviu como um ponto de encontro para artistas, escritores, políticos e outras personalidades ao longo dos anos. Ainda decorado com móveis de época, o ambiente e as pessoas são muito legais, porém já adianto que a depender do horário terá uma fila considerável e o valor é mais elevado.
No fim, achei que não valeu muito a pena a visita, não voltaria outra vez.
Última parada: Calle Florida e Galerias Pacífico.
A Calle Florida é uma rua cheia de lojinhas e pontinhos com flores, fica muito próxima a Galerias Pacíficos, um shopping com uma beleza arquitetônica bastante interessante!
Dia 2
![]() |
El rosedal |
Comecei pela Recoleta! A poucos metros do hotel em que me hospedei estava Cemitério da Recoleta. Confesso que não fiquei muito tempo, não tem uma vibe que me atrai, massss é nele que está o famoso mausoléu de Eva Perón.
Seguindo caminhando temos o Museu de Belas Artes que abriga uma das maiores coleções de arte da América Latina e a Floraris Generica, uma escultura de uma flor gigante de aço inoxidável com 23 metros de altura e 18 toneladas de peso. Além disso, a escultura é cercada por um parque agradável, que é um ótimo lugar para descansar e apreciar a vista da cidade.
Floraris Genérica |
Em direção ao “El Rosedal” passei pelo Planetário de Buenos Aires, muito bonito por fora, mas não entrei.
El Rosedal: Já em Palermo é um parque abriga um grande número de rosas de diferentes cores e espécies. Muito lindo! Amei.
Arcos del Rosedal: São arcos de tijolos que foram construídos em 1929 e são um marco arquitetônico importante da cidade É bonito e ficam vários bairros e restaurantes, por isso minha escolha para almoço, mas no fim, muito calor e sol, sugiro optar por visitar no fim da tarde e a noite, pois os bares ficarão badalados e frescos.
Arcos del rosedal |
Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires: É um dos museus mais importantes de Buenos Aires. Ele abriga uma coleção de arte contemporânea latino-americana que inclui pinturas, esculturas, fotografias e outras formas de arte, de artistas como Frida Kahlo, Diego Rivera, Tarsila do Amaral, Joaquín Torres García e muitos outros. Vale a pena demais a visita!
![]() |
MALBA |
Jardim Japonês: O jardim abriga uma variedade de elementos da arquitetura japonesa, como uma casa de chá, um lago com carpas, uma cascata e um jardim de pedras. Senti como um espaço de paz e tranquilidade, para caminhar e relaxar. OBS:A entrada não é muito barata, em 2022 custou 416 pesos.
![]() |
Jardim japonês |
Dia 3
Fiz o passeio para a cidade do Tigre, próxima a Buenos Aires.
No passeio andamos de barco pelos canais do Delta do Rio Paraná, que é uma das principais atrações da região. A história é bem interessante, além de toda a paisagem natural e das casas de veraneio avistadas no percurso.
Tigre |
Ecoparque Buenos Aires e Jardin Botánico: Ambos em Pallermo, sendo um quase na frente do outro.
São parques grandes e com extensa área verde, porém (MINHA OPINIAO GALERA!) não é bonito! Achei que perdi um pouco de tempo e dinheiro, já que como mencionei, Pallermo fica um pouco afastada da área central. Não incluiria no meu roteiro novamente.
Dia 4
Feirinha de San Telmo: Acontece todos os domingos no bairro de San Telmo, das 10h às 17h.São muitas, muitas mesmo, barracas espalhadas vendendo tudo de mais diverso que você possa imaginar. É uma ótima opção para quem busca comprar lembranças da cidade!
No caminho da feirinha tem o Paseo de la historieta, onde se encontra a famosa escultura de Mafalda. ( Visitar a escultura quando tiver na Plaza de Mayo, pois aos domingos é muita gente na feirinha e a fila pra tirar foto com a Mafalda fica quilométrica).
Paseo de la historieta |
Mercado de San Telmo: Você precisa provar o choripán aqui! BOM DEMAIS!!
![]() |
Choripán |
El Caminito: Acessível de ônibus facilmente, é uma rua turística e colorida no bairro de La Boca.
As casas coloridas de El Caminito são pintadas em tons vibrantes de azul, amarelo, verde e vermelho, criando um cenário alegre e colorido. Ao longo da rua, é possível encontrar artistas de rua, músicos, dançarinos de tango e vendedores ambulantes vendendo artesanato e lembranças.
El caminito |
La boobonera: Estádio de futebol do clube Boca Juniors.
El Ateneo Grand Splendid: Que lugar!!!! Uma das livrarias mais bonitas do mundo! Lugar imperdível para os amantes de livros e arquitetura.
El Ateneo Grand Splendid |
O que fazer a noite em Buenos Aires?
Assistir a um Show de Tango
O show de tango é uma das atrações turísticas mais populares de Buenos Aires.
Existem várias casas de tango em Buenos Aires que oferecem shows com jantar, em que os visitantes podem desfrutar de uma refeição enquanto assistem a uma apresentação ao vivo de tango. Os shows de tango geralmente incluem músicos ao vivo, cantores e dançarinos profissionais que executam uma série de coreografias impressionantes e emocionais, acompanhados por uma banda sonora que mistura tango tradicional com música moderna.
A escolha da casa de Tango pode variar conforme o bolso, uma das mais famosas é a Madero Tango, porém optei pelo Tango Porteño pelo ótimo custo benefício.
Inclui: Transporte de ida e volta do hotel Jantar completo com bebida Show sensacional com dançarinos, banda e cantores Preço: R$ 205,00 por pessoa.
Puerto Madero
Vista da Puente de la Mujer |
A Puente de la Mujer é uma das atrações mais famosas de Puerto Madero.
Ela fica iluminada à noite e oferece uma vista espetacular da cidade proporcionando uma vida noturna animada, com bares e clubes que oferecem música ao vivo e DJs tocando uma variedade de gêneros musicais. Tem opções para jantar e tomar um drinque no interior dos restaurantes, mas também ao ar livre, com vista para a ponte e o rio. Dica extra: Chegar um pouco mais cedo e assistir ao por do sol. É incrível!
Puente de la Mujer |
Onde ficar em Buenos Aires?
Alguns dos melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires são:
Recoleta: Um bairro com muitas opções de restaurantes, museus e galerias de arte. A Recoleta é conhecida por sua arquitetura, parques bem cuidados e pelo famoso cemitério de Eva Perón.
Recoleta foi a minha escolha e não me arrependi. Consegui fazer muita coisa caminhando! Além de estar numa região mais central tornando o táxi/uber mais em conta. Com todas essas vantagens a diária dos hotéis em relação aos outros bairros é um pouco elevada, mas pra mim compensou!
Me hospedei em: Hotel Plaza Francia
San Telmo: Um bairro histórico e boêmio, famoso por seus mercados de antiguidades, restaurantes de tango e edifícios coloniais. Neste bairro tem uma feirinha super famosa aos domingos, porém é mais distante das regiões turísticas.
Puerto Madero: Uma área moderna e elegante, localizada ao longo do rio. É um bairro mais nobre, então algumas coisas são mais caras, mas eu amei essa região, principalmente a noite.
Palermo: Este é um dos bairros mais populares de Buenos Aires e é conhecido por sua vida noturna vibrante, parques, lojas, restaurantes e bares. Como San Telmo fica um pouco afastado dos pontos turísticos, porém é o escolhido de muitos brasileiros.
Dica extra: Pagar o hotel em dinheiro! Com a cotação da Western Union é possível economizar cerca de 40% dos valores do booking ou hostéis.com. Lembrando que para pagamento em dinheiro eles fazem conversão e aumentam 21%.
Documentos necessários
A Argentina, como o Brasil, é um dos membros do Mercado Comum do Sul, o que torna a entrada de brasileiros mais fácil, já que o passaporte não é necessário.
Para entrar na Argentina basta o documento de identidade (RG) em bom estado e com menos de 10 anos de emissão.
Também levar na mão o comprovante de reserva de hospedagem ou carta convite de um residente argentino, se você não tiver reserva de hospedagem.
Seguro viagem
Embora Buenos Aires esteja pertinho da gente e seja uma viagem tranquila, muitas vezes para um feriado, o seguro-viagem, no meu ponto de vista, não deixa de ser importante, já que é uma proteção para imprevistos durante a viagem, garantindo sua tranquilidade e segurança.
Western Union
A melhor maneira de trocar dinheiro na Argentina é através da Western Union. É uma empresa confiável e conveniente para enviar e receber dinheiro. Na Argentina tem muitos agentes autorizados em diversas pontos das cidades.
Como funciona a WU?
É um tipo de câmbio paralelo aos que estamos acostumados. As taxas podem variar, mas geralmente são mais baixas do que as taxas do aeroporto e de cartões de crédito (inclusive do Wise) para enviar dinheiro internacionalmente.
Estão espalhadas pela cidade, o que torna mais fácil a troca do dinheiro de acordo a sua necessidade. Às mais famosas estão no cruzamento da Av Montevideo com a Córdoba, mas atenção aos horários, nestas sempre tem fila. Uma alternativa um pouco mais distante do centro, mas q ajuda a depender do horário de chegada é a que fica no Shopping Alcorta ( funciona TODO dia de 10 as 20 da noite).
Como enviar dinheiro através da WU?
Para enviar dinheiro, você precisará baixar o aplicativo e fazer o cadastro, mas fica tranquilo porque é bem simples.
No aplicativo você precisa preencher com algumas informações, como o nome completo do destinatário, seu endereço e número de identificação, além do valor que deseja enviar. Em seguida fazer uma transferência de qualquer banco brasileiro e em até 40 minutos o dinheiro estará disponível.
O destinatário poderá receber o dinheiro em qualquer agência da Western Union em Buenos Aires, basta apresentar um documento de identificação E O CÓDIGO DA TRANSAÇÃO.
El caminito |
Nenhum comentário:
Postar um comentário