
Rajaa al-Sanea é uma escritora saudita que se tornou famosa após a publicação do livro Girls of Riyadh em 2005 e em inglês em 2007.O livro não foi publicado na Arábia Saudita devida à censura, porém foi “viralizado” em cópias clandestinas e virou um fenômeno literário.
Na trajetória do livro a autora consegue nos envolver na história, que parece um misto de Meninas malvadas e Sex and city. Apesar de não ter uma escrita muito elaborada a abordagem do livro sobre a realidade das mulheres sauditas é bastante interessante.
Usando uma narradora anônima a autora nos apresenta quatro amigas: Gamrah, Sadeem, Michelle e Lamees. Universitárias jovens que vão viver as questões relacionadas à idade comum a qualquer lugar do mundo. Entretanto na Arábia Saudita teremos questões culturais, nas qual o homem acaba sendo controlador de suas liberdades e as tradições imperam na estrutura social.
Através de e-mails a narradora vai nos contando histórias da vida, seus relacionamentos amorosos e a intimidade dessas meninas usando uma linguagem simples e coloquial, o que torna a leitura fluida e divertida.
Adorei ter lido este livro e conhecido um pouco da cultura saudita. Infelizmente o papel da mulher nesta sociedade é inferiorizado, esta leitura consegue gerar muita reflexão e ajudar a despertar o feminismo tão necessário, uma vez que precisamos dar visibilidade a estes seres tão vulneráveis e oprimidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário